O Café Ambiente

eat-623651_1280

Eu gosto disso: o tilintar dos talheres nos pratos, o livro caindo, cadeiras se arrastando, as mais diversas vozes…

– Com licença, pode alcançar meu livro? – pediu a moça de blusa vermelha e idade universitária. Sorriu, quando apanhei o Orgulho e Preconceito do chão e lhe entreguei, sorrindo de volta.

– Obrigada.

Logo atrás, um grupo de adolescentes criava o seu próprio rap com garfos e pratos. As batucadas eram boas, mas a letra era um pedido de socorro em homenagem às aulas chatas do atual professor substituto de física – aparentemente, era o terceiro.

Um rapaz que escrevia algo em um papel toalha não tirava os olhos da mulher morena atrás do caixa, a que atendia um senhor de cabelos grisalhos e pernas bambas.

O senhor estava com a netinha, esta que acabara de pedir um salgadinho fandangos, não uma coxinha de frango, como escutara o avô. A atendente até tentou disfarçar o riso, mas não resistiu muito mais tempo depois que o senhor se foi.

Quando o objetivo era distrair a mente, o Café Ambiente era uma escolha agradável. As pessoas agiam naturalmente, os sons se misturavam às imagens. Era como estar em meio a uma dança matinal do cotidiano. Eu poderia conhecer, mesmo que por uma fração de segundo, alguma coisa sobre essas pessoas.

Assim como eu conheço uma fração daquele homem embriagado, malvestido e de meia idade, que sempre liga para a esposa às sete da manhã em ponto, embora ele nunca depositasse uma única moeda ou ficha no orelhão em frente à loja, e fosse viúvo há três meses.

Visitar o Café não significa conhecer o lado bom das pessoas, mas o pouco que elas nos permitem enxergar. Significa ser um espectador nos bons, nos maus e nos péssimos momentos de alguém. Significa se conformar em ser apenas o espectador. Unicamente o espectador.

Sempre me perguntei o que era melhor: ser o personagem ou o espectador?

Me levantei, paguei a conta e fui embora.

Anúncios

2 comentários sobre “O Café Ambiente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s